Fale Conosco pelo WhatsApp
Editoria Comissão Mineira de Folclore > Impresso - Usos e costumes; folclore > Livro impresso - DE REINADOS E DE REISADOS: Festa, vida social e experiência coletiva em Justinópolis - MG

Sobre a obra

É tempo de dar e receber. Este é o ciclo da vida. Com o Quilombo de Nossa Senhora do Rosário de Justinópolis, em Minas Gerais, a investigadora Juliana Garcia aprendeu que nele está o sentido inegável da reciprocidade.Assim brota esta publicação, fruto de seu vínculo e seu aprendizado agora partilhado conosco.Uma narrativa marcada por cenas festivas e alinhavada por um cotidiano associado intrinsecamente a elas. Um movimento também vivido pela autora, que se aproxima e se afasta para conduzir, a partir de um arcabouço empírico onde seus sentidos e afetos são livres, uma pesquisa etnográfica.O recorte, diz Juliana, é o calendário de festas da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário de Justinópolis. Para nós, é a janela que a autora abre para cerca de dois dentre os mais de cento e quinze anos de devoção aos Santos padroeiros que a Irmandade mantém.Sua escrita se debruça não apenas sobre cada uma das festas de um calendário anual, mas dos espaços de tempo que existe entre elas, alinhavando um ciclo que, determinado por ritos fixos, acontece também dentro dos espaços comuns e individuais de cada integrante, gerando um movimento - não linear, espiralado e flexível ? que sustenta princípios de fé, obrigações e necessidades de trabalho.De Reinados e de Reisados: festa, vida social e experiência coletiva em Justinópolis / MG é um belíssimo texto, fruto de um exercício de alteridade, abordado a partir de experiências de convívio, de referenciais teóricos e poéticos precisos e da contribuição inabalável de outros pesquisadores, amigos e membros da Irmandade.

Salve rainha!

Leticia Bertelli

... 

Sobre autora:

JULIANA GARCIA é uma pessoa que tem se  guiado nas aprendizagens antropológicas  adquiridas com os congadeiros de Minas Gerais, tem como inspiraçao  a longa convivencia  com mestres do Quilombo de Nossa Senhora do Rosario de Justinopolis. É professora, bailarina e terapeuta corporal.

Transferência Bancária
1
X
35,00
PagSeguro (Boleto ou Cartao)
1
X
35,00
2
X
18,29
3
X
12,37