Fale Conosco pelo WhatsApp
Editoria Comissão Mineira de Folclore > Impresso - Usos e costumes; folclore > Livro impresso: REVISTA DA COMISSÃO MINEIRA DE FOLCLORE - EDIÇÃO ESPECIAL 70 ANOS CMFL

Esta é uma edição especial da Revista da Comissão Mineira de Folclore.

Ela se dedica ao saber viver na cidade síntese de Minas - Belo Horizonte.

Belo Horizonte se assenta no antigo Curral Del Rei e resulta de acordo entre as elites de construir uma cidade que celebrasse as Minas Republicanas.

Pode-se dizer que o movimento dos folcloristas em Minas Gerais toma força em resposta à criação do regime republicano. Os governos do estado, a partir de 1889, se depararam com a pergunta desafiadora: o que é ser mineiro - A criação de uma nova capital cuida de ser resposta a essa pergunta. A cidade de Belo Horizonte deverá ser o centro de convergência dos discursos de uma Minas em diálogo com o mundo. Não será mais uma capital para a província, mas uma cidade de uma metrópole do Brasil. 

Belo Horizonte será, portanto, um livro aberto para todos os moradores e seus visitantes.

Nesta oportunidade, a Comissão Mineira  de Folclore, ao editar a presente  Revista, exibe as contribuições de seus membros em atenção ao saber viver nessa cidade síntese de Minas.

Aqui foram selecionados nove artigos de membros da Comissão Mineira de Folclore em que se destacam alguns aspectos priorizados em nossos estudos. Em todos eles, coloca-se em relevo, a importância do saber popular, sua acolhida pelo poder público e os desafios a serem enfrentados. Carnaval, feiras de artes, atenção para a arte e educação, espaços emblemáticos de formação da cidade e processos de morar, espaço como "cultura", são aspectos destacados para amplas rodas de conversa.


Cabe, finalmente, agradecimento à Prefeitura Municipal de Belo Horizonte - Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Municipal de Cultura - pelo apreço sempre presente às atividades da Comissão Mineira de Folclore, a qual nos tem valido em todos os momentos, principalmente, naqueles em que nos encontramos mais fragilizados.

 

 

Transferência Bancária
1
X
35,00
PagSeguro (Boleto ou Cartao)
1
X
35,00
2
X
18,29
3
X
12,37